quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Complexidade Humana



Eu acho muito engraçado o pensamento controverso humano, porque ele vive julgando a tudo e a todos, diz não ser preconceituoso, mas é, mesmo que em seu recôndito. Daí a ideia de mentiroso fica sendo forte demais para o assunto, porque ele não gosta de admitir que está errado e tem em si qualidades ruins.

Quando há um rompimento no relacionamento o homem fica mais perdido do que a mulher, sofre e não quer admitir, porque a sociedade condena a macheza do sofredor, por ele não estar sendo tão macho como deveria. Ele fica afoito, quer colo, mas não sabe demonstrar. Quando demonstra é chamado de fraco e quando não demonstra faz besteira como: beber, ir à farra sem vontade, se relacionar com pessoas que não sente absolutamente nada, porque ter uma companheira se torna necessidade física. Então, tenta com uma e com outra, pois precisa de carinho. Aí a mulher o julga como se ele estivesse atirando para todos os lados, sendo que não é de todo uma verdade, porque o que quer mesmo é preencher o vazio que ficou. Pensando que não há motivo para temer o "não" busca o sim, demonstrando ser o caçador.

Quando há um rompimento a mulher sente o baque e é todo sentimento. Ela não pode ficar com um e com outro, porque a sociedade é machista. A ideia de sair com um e com outro até encontrar o parceiro certo é absurda, porque ela mesma se julga, julgando o pensamento alheio e o resultado do julgamento não é bom. Ela tenta focar sua mente em qualquer coisa como: estudo, trabalho e, caso tenha filho, passa mais tempo com ele; mas isso não é tudo, porque ela sente as mesmas necessidades que o homem. Então, quando sai com um e com outro e, não encontrando o parceiro certo, não admite ser julgada com adjetivos pejorativos e impõe a questão: "estou solteira e posso fazer o que quiser". Isso só é um modo de aliviar a culpa que a sociedade embutiu em sua mente. O homem a acha volúvel assim como ela acha o homem instável.

Homem e mulher se tornam gladiadores exigindo segurança, fidelidade, amor e carinho. Cada um age conforme manda o seu coração, mas não entende que o coração alheio sente os mesmos desejos e necessidades. Por que o julgamento, ou preconceito, se ambos estão sozinhos, desejando encontrar um parceiro que cubra a lacuna, que traga um novo brilho e força para a alma ansiosa?

Acreditar que todas as pessoas são volúveis é fraqueza de espírito. Os sentidos do espírito são: fé e consciência. Perder a razão por causa da ilusão causada pela fé negativa é fraqueza da alma. Os sentidos da alma são: sentimento, vontade e intelecto. Então, podemos dizer que a fé, consciência, sentimento, vontade e intelecto estão comprometidos. Ou seja, a pessoa está enferma. É uma doença que não aparece fisicamente, mas sim nas atitudes. A vontade de encontrar a pessoa certa é muito pouca já que a fé está debilitada por causa do intelecto que foi esmiuçado por sentimentos negativos; tudo isso dentro da trindade humana.

Procurar admitir o erro e fraqueza possibilita ver o outro horizonte: a esperança de um futuro melhor. A esperança gera a fé (e aqui não estou falando de Deus, Jesus, Alá, Buda e religiões. Estou falando do ser humano dentro de si mesmo) e a fé motiva, o que gera a vontade, consequentemente a atitude (que pode ser considerada o "tiro para todos os lados" de ambos: homem e mulher), que gera o sentimento; que fortalece o intelecto. Daí a aprendizagem aparece como lição de vida. Por que não colocar na roda a consciência que fez a coisa certa, fazendo com que a fé funcionasse, retornando assim para o ciclo inicial: fé?

Não acreditamos que exista o pecado para aliviar a nossa própria culpa e não admitir o nosso próprio erro, dando a falsa sensação de leveza de espírito, mas sofremos por causa dele e culpamos o outro. Culpamos o outro, porque o outro também errou conosco e que por causa do erro dele nós erramos; só que o outro pensa da mesma forma. É tão controverso o coração humano.

Um comentário:

  1. Eu acho q quem eh vitima e faz tudo isso aih não passam de pessoas imaturas, que nao sabem nem o que querem da vida, sao dependentes do outro e possuem um conflito existencial mto grande. Pra isso tudo existe as sessoes de analise com um bom profissional. E... vergonha na caa pra encararem a vida de frente e pararem de ser um parasita do outro. Tu sabe... nao tenho a minima paciencia pra tolerar os conflitos alheios...romanticos e infantis... o q dira da humanidade....Fui.
    Ass. Sete

    ResponderExcluir